Interseções entre gestos e olhares | Intersections between gestures and looks

Ivani Santana tem 42 anos. Nasceu em São Paulo e mora há seis em Salvador.

Armando Menicacci tem 44. Nasceu na Itália e mora desde 1994 em Paris.

Ivani Santana começou dançando balé, aos oito anos, “como toda menina”.

Armando Menicacci calçou as sapatilhas pela primeira vez com a mesma idade, como quase nenhum menino.

Ivani Santana sempre almejou o além-dança. Nos palcos, trabalha há um bom tempo em busca de novas maneiras de fazer arte. Seu corpo vive à caça de outras estratégias poéticas. Hoje transita entre criação, pesquisa e ensino.

Armando Menicacci nunca quis ser bailarino. Deixou a dança na adolescência e partiu para a música. Aprendeu piano, mas foi estudar musicologia. Voltou a encontrar a dança aos 29 anos, numa perspectiva mais teórica. Hoje transita entre criação, pesquisa e ensino.

Ivani e Armando são amigos e desenvolvem em paralelo trabalhos com interesse interdisciplinar entre dança e tecnologia. Muito mais do que carreiras parecidas, compartilham uma forma particular de encarar o mundo – incluindo o fazer-arte. Se há algum rótulo para eles, é a noção de contemporaneidade levada a cabo. Não se contentam com a “verdade”; buscam o avesso. Não separam criação de experiência; corpo de mente; arte de técnica. Rejeitam o esquema de dualidades cartesiano. “Tecnologia = computador” é uma equação datada. Cultura digital vem muito antes da internet. Acreditam no potencial das máquinas, desde que não sejam meros “enfeites” utilitários – ou cenografias gratuitas. Para ambos, explorar o potencial de aparatos tecnológicos de ponta se figura como mais uma das maneiras de que o ser humano dispõe para trabalhar com novas possibilidades de recriar e conceber o real.

De uma forma geral, e por vias distintas, tanto um quanto o outro defende a ideia de que a relação entre dança e tecnologia não quer dizer a soma de corpo e câmera, simplesmente. Significa promover um encontro dentro de um ambiente próprio, ou se preferirmos, totalmente novo de pensamento – não necessariamente tomado por computadores e webcams. Se apropriar desse terreno é o caminho que escolheram para redescobrir o corpo, romper os limites do gesto e criar novos atalhos no percurso poético.

Essas e outras questões se mostraram bem evidentes entre eles na primeira edição do Seminário Interseções – Corpo e Olhar, realizado no Recife, entre os dias 24 e 26 de setembro (leia mais aqui). Menicacci abriu o evento com a palestra O olhar no calcanhar: sobre a especificidade do olhar coreográfico da imagem. Ivani encerrou o projeto, com as falas Dança imagem: provocações estéticas das apropriações no corpo e na tela, e Mapa D2. Entre ambos, uma programação extensa de seminários, debates, palestras e projeções de vídeo movimentou a iniciativa, cujo propósito foi promover uma discussão sobre a dança para além de suas especificidades. Dentro do amplo leque sugerido de interseção entre corpo e olhar, que pode ser entendido como dança e cinema, ou dança e imagem (ou muito mais), cerca de 40 pesquisadores e criadores apresentaram seus estudos e perspectivas teóricas.

Interessados nessas relações, pode-se dizer que Menicacci e Ivani também foram um ponto de diálogo na diversidade de entrecortes sugerida pelo evento – uma realização, com proposta bianual, do Acervo Recordança/Asssociação Reviva, da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A partir deles, e da proposta do seminário em aproximar de alguma forma os seus discursos, foi possível mergulhar mais fundo nesse universo onde o corpo não é apenas uma dimensão orgânica.

Confira a seguir uma síntese de depoimentos e reflexões gentilmente concedidos por cada um deles em suas palestras e entrevistas ao idança.

“Estamos reinventando e redescobrindo o corpo”

Ivani Santana / Foto: Duda Freyre

Ivani Santana / Foto: Duda Freyre

Quando tinha 20 e poucos anos, e quase nada sabia sobre computadores, cibernética ou motion capture (captação do movimento), a paulista Ivani Santana resolveu colocar em cena um retroprojetor de sala de aula para interagir com bailarinas. Uma delas se incumbia de levar o aparato na mão e, na medida em que riscava sobre a transparência, imagens-gestos se projetavam sobre as demais intérpretes, que reagiam a cada impulso. Hoje, passadas mais de duas décadas, Ivani e o grupo de pesquisa do qual faz parte (Grupo de Trabalho em Mídias Digitais e Arte) se preparam para colocar em rede um ousado projeto de dança telemática, que vai acontecer em três cidades simultaneamente, com transmissão e conexão via internet.

Apesar de muito mais complexo e experimental que sua empreitada de juventude, Ivani não vê diferença entre este novo trabalho, intitulado e-pormundos afetos, e as investidas do início de carreira. Para ela, ambas as obras carregam em si o tripé que está no cerne de suas invenções: interação, imersão e tempo real. “Intuitivamente sempre tive essa coisa de trabalhar com conhecimentos novos, fossem quais fossem; de trabalhar com a dança sempre num sentido de estar repetindo o que está acontecendo na realidade vigente, daquele momento. Então, em cada época eu criei com as realidades que estavam à minha porta”, conta a artista, também pesquisadora e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Na visão de Ivani, tecnologia é algo inerente ao fazer artístico; ambos são inseparáveis, tal qual coração e organismo. Mestre e doutora pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/São Paulo, ela enxerga essa relação como algo condicional na arte, e uma questão de mediação, não de “cola”. “Às vezes, as pessoas colocam dança e tecnologia como se fossem duas coisas que se juntam, como se fosse A + B e você pudesse falar: ‘Até aqui é A e até aqui é B’. E não existe essa possibilidade, mesmo na videodança”, afirma. “Onde está o elemento videográfico separado do elemento dança? Você não tem como falar isso. Aquele corpo está gravado daquele jeito, dançando naquele ângulo e daquela maneira a partir do momento em que você juntou as duas linguagens. O bailarino não estaria agindo de uma determinada forma e a câmera também não, mesmo se ela estiver num plano fixo. As duas coisas estão unificadas, não é uma dança utilitária, que eu coloco e tiro”, pontua.

Para ela, o grande interesse do artista deve estar na ideia, mas esta não se realiza se não dispuser de meios para tal. E nesse sentido, usar pincel é igual lançar mão da internet, ou o mesmo de um sensor acoplado ao corpo. O fascínio de Ivani por novas tecnologias se dá justamente nesse sentido. Se valer do uso da imagem na dança ou colocar o corpo em rede são exercícios que caminham na direção de novas possibilidades de arte e, portanto, de percepção de mundo. “A grande questão é que estamos reinventando e redescobrindo novas formas de o corpo se organizar”, defende.

Na concepção de Ivani Santana, utilizar a web como mídia é aproveitar um potencial, se apropriar de um pensamento particular que, para ela, tem muito a oferecer ao campo da arte. “Só fico às vezes com dó das pessoas que tentam ver na internet uma maneira de recriar um mundo como esse daqui, como no palco italiano. E alguns projetos artísticos ficam tentando se esforçar para que esse ambiente seja igualzinho ao de lá. Mas jamais vai ser”.

“Vejo nos bailarinos uma nova consciência do corpo graças a esses novos recursos”

Armando Menicacci podia ter nascido no Brasil. Assim não passaria pelo constrangimento de querer usar vários “chapéus”, como diz. Durante muito tempo, ele se viu em crise. Na Europa, onde nasceu e vive, as pessoas têm dificuldade para entender que alguém possa querer ser, ao mesmo tempo, pesquisador, professor e artista. Que mal há nisso? Entre os brasileiros, é algo absolutamente normal, até porque é raro ver alguém conseguir sobreviver atuando exclusivamente em uma dessas funções. Mas no “Velho Mundo” é diferente. Não existe muito essa história de prática e teoria serem faces da mesma moeda. São separadas mesmo, e por via institucional declarada.

Menicacci, contudo, nunca se conformou muito com esse tipo de organização social. E hoje enxerga como foco de vida aquilo que muitos ao seu redor percebem como paradoxo. “Aos poucos me dei conta que essa não é uma ambigüidade, não é um conflito, é um projeto. Um projeto de fazer uma outra circulação entre campos que normalmente não são reconhecidos como juntos. Quer dizer, ou você é uma coisa, ou é outra coisa. Mas é o outro que não quer ver a tua complexidade, o outro quer simplificar você. Você tem que ter um chapéu só”, afirma.

Armando Menicacci / Foto: Duda Freyre

Armando Menicacci / Foto: Duda Freyre

Hoje, este que já assume sem culpas sua identidade múltipla roda o mundo dando palestras, ao mesmo tempo em que mantém na França as atividades do laboratório Médiadanse, voltado a trabalhos de pesquisa, criação e pedagogia em dança e tecnologia. O espaço é ligado à Universidade de Paris 8, onde concluiu seu doutorado. Além de publicar livros e artigos nessa seara intermediada por diferentes campos de conhecimento, desenvolve ainda projetos artísticos no Digitalflesh, “um laboratório de pesquisas plásticas, musicais, cênicas e tecnológicas em torno do espetáculo vivo”, que ajudou a fundar com Christian Delecluse. Divide o tempo colaborando com coreógrafos como Alain Buffard, Rachid Ouramdame, Vincent Dupont e Helder Vasconcelos, e cuidando de suas próprias criações, que define como “instalações interativas”. São exemplos dessas concepções artísticas o Dans le noir e a criação coreográfica improvisada Under-score (foto), que já circularam por diferentes cidades e países, incluindo o Brasil.

Com essa vasta experiência, para ele é inconcebível que alguém ainda questione: “Como é possível unir dança e tecnologia, corpo e máquina?”. Menicacci sempre rebate: “Como não é possível? Chega dessa pergunta. Ela esconde um pensamento que tem medo da substituição do corpo pela máquina. E esse medo é muito velho. Essa substituição não aconteceu”. Segundo ele, essa resistência, e até de uma certa ignorância sobretudo entre os profissionais da dança, ganha reforço ainda porque alguns pensadores “ciberpessimistas”, como Jean Bradrillard e outros, afirmaram que a tecnologia nos afasta do corpo.

“Acontece o contrário. Na minha prática de análise dos movimentos, através dos recursos informáticos, do motion caption e da interação com o vídeo em tempo real, vejo nos bailarinos uma nova consciência do corpo graças a esses novos recursos, e não apesar deles; graças a esses novos ambientes da ação e do pensamento”, defende Menicacci, que se vê como “cibercrítico” – nem “ciberentusiasta” cego, nem pessimista incondicional.

O professor-criador-pesquisador entende e respeita que os bailarinos ou coreógrafos possam não gostar das novas tecnologias, e até admite que a dança nem sequer precise delas. Mas se incomoda com a reação sem argumento, em defesa da “pureza” do corpo sem nenhum debate embasado. “Arte e técnica foram sempre ligadas. A técnica sempre chegou para exprimir alguma coisa. E sempre os artistas usaram os últimos recursos, as mais novas tecnologias de sua época. Chegou o gás no teatro e a luz mudou, porque até o começo do século 19 havia a mesma iluminação na sala e no palco, e você não podia mexer com a luz, porque era só vela. A própria duração dos atos, das peças de Molière, por exemplo, era ligada ao tamanho das velas, e ele tinha que trocá-las… Então, técnica, arte, estilo, ritmo da montagem e da escrita estão ligadas”, analisa.

Concebendo a informática não como uma ferramenta, mas como uma tecnologia que muda a nossa forma de atuar no mundo, e de percebê-lo, ele diz que os bailarinos podem demorar anos, assim como fizeram com a sapatilha de ponta, para terem domínio desse universo. É normal. E afirma que espetáculos “ruins” não são um problema da tecnologia, mas do artista. “O importante é fazer poesia. Com qualquer coisa. Qualquer que seja o ambiente de seu pensamento”, reforça. “Tem danças que se organizam ao redor de um desejo de virtuosismo vazio, só pela performance, só pela diversão. E eu penso que diversão é o contrário de arte. Divertire em latim significa desviar. Desviar de quê? Da política, de uma ação pertinente do mundo que está caindo ao redor da gente. A diversão leva você para casa idêntico, igual. A arte muda você, tem que mudar você de algum jeito. Tem que construir. Uma obra de arte é um projeto de um outro mundo possível. Não é um objeto, uma coisa. É uma visão”.

Assista a trecho de Under_score:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aKeSQQ1wz5w[/youtube]

Olívia Mindêlo é graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), onde estuda atualmente como mestranda do Programa de Pós-Gradução em Sociologia (PPGS). Atuou como repórter do Caderno C – Jornal do Commercio (JC), para o qual escreveu matérias de artes e cultura entre 2004 e 2009. No início deste ano, foi contemplada com o Prêmio Mário Pedrosa – Museus, Memória e Mídia, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pela série de reportagem Museu de Todos. Colabora periodicamente com a Revista Continente e outros veículos.

Ivani Santana is 42 years old. She was born in São Paulo and has lived in Salvador for the last six years.

Armando Menicacci is 44 years old. He was born in Italy and lives in Paris since 1994.

Ivani Santana started dancing ballet at the age of 8, “like every girl”.

Armando Menicacci first put on ballet slippers at the same age, like almost no other boy.

Ivani Santana always longed for something beyond dance. On stages, she has been working for a long time in search of news ways to make art. Her body is constantly seeking other poetic strategies. She currently divides herself between creation, research and teaching.

Armando Menicacci never wanted to be a dancer. He gave up dance in his teens and took on music. He learned piano, but studied musicology. He rekindled with dance at age 29, in a more theoretic perspective. He currently divides himself between creation, research and teaching.

Ivani and Armando are friends and develop parallel works with interdisciplinary interest in dance and technology. Beyond having similar careers, they share a particular way to face the world – including art-making. If there is any label for them, it´s the idea of contemporaneity carried out. They don´t settle for “truth”; they seek the opposite. They don´t separate creation from experience; body from mind; art from technique. They reject the Cartesian duality scheme. “Technology = computer” is an outdated equation. Digital culture is much rather about the internet. They believe in the potential of machines, as long as they are not mere utilitarian “ornaments” – or gratuitous stage settings. For both of them, exploring the potential of top of the line technological devices as just another way available for the human being to work with news possibilities to recreate and conceive reality.

In general, and through distinct paths, both defend the idea that the relationship between dance and technology does not simply mean the sum of body and camera. It means promoting an encounter within a particular, or if we prefer, a totally new thinking environment – not necessarily dominated by computers and webcams. Appropriating this territory is the way they chose to rediscover the body and create new shortcuts in the poetic pathway.

These and other issues were quite evident among them in the first edition of Seminário Interseções – Corpo e Olhar, that took place in Recife between September 24 and 26.

Menicacci opened the event with the lecture O olhar no calcanhar: sobre a especificidade do olhar coreográfico da imagem(“Eyes on heels: on the specificity of the choreographic perspective of image”). Ivani closed the project with the lectures Dança imagem: provocações estéticas das apropriações no corpo e na tela, and Mapa D2 (“Dance image: aesthetic provocations of the appropriations of the body” and “Map 2D”). In between them, an extensive program of seminaries, debates, lectures and video projections agitated the project, whose purpose was to promote a discussion about dance beyond its specificities. Within the wide range suggested by the intersection between body and eyes, which can be understood as dance and cinema, or dance and image (or much more), about 40 researchers and creators presented their research and theoretical perspectives.

Both interested are in these relationships and it could be said that Menicacci and Ivani were a point of dialogue among the diversity of intersections suggested by the event – a biennial undertaking of Acervo Recordança/Asssociação Reviva, Fundação Joaquim Nabuco and Pernambuco Federal University (UFPE). From Armando and Ivani and the seminar’s proposal of somehow approximating their speeches, it was possible to dive deeper into this universe where the body is not just its organic dimension.

Read a summary of the statements and reflections kindly offered by each one of them in their lectures and their interviews for idança.

We are reinventing and rediscovering the body

When she was twenty-something and knew almost nothing about computers, cibernetics or motion capture, Ivani Santana decided to put a classroom projector on stage to interact with the dancers. One of them had the duty to bring the device onstage and, as she drew on the transparencies, image-gestures were projected against the other performers, who reacted to each impulse. Nowadays, after almost two decades, Ivani and the research group she is part of (Grupo de Trabalho em Mídias Digitais e Arte) get ready to put online a daring telematic dance project that will take place in three cities simultaneously, with internet transmission and connection.

Although it is a lot more complex and experimental than her youth undertaking, Ivani doesn´t see much difference between her new work, entitled e-pormundos afetos and the endeavors from the beginning of her career. In her opinion, both pieces hold the tripod in the core of her inventions: interaction, immersion and real time. “Intuitively I always had a thing for working with new knowledge, whichever they were; working with dance in a sense of repeating what is going on in current reality, in that moment. So, at each time I created with the realities that were knocking on my door”, tells the artist, also a researcher and professor at Bahia Federal University (UFBA).
In Ivani’s point of view, technology is something inherent to art-making; both are inseparable, just like the heart and the organism. With a master and doctorate degree from the Communication and Semiotics Program of PUC/São Paulo, she sees this relationship as something conditional to art and a matter of mediation, not “glue”. “Sometimes people place dance and technology as if they were two things that go together, as if they were A+B and you could say: ‘From here to here, it´s A and from here to there, it´s B’. This possibility doesn´t exist, not even in videodance”, she asserts. “Where is the video element separated from the dance element? There´s no way to talk about it. That body is always recorded in that way, dancing in that angle and in that way from the moment you put those two languages together. The dancer wouldn´t be acting in a given way and the camera neither, even if it’s a still shot. Both things are unified, it´s not a utilitarian dance, that I put in and takeout.”

For her, the artist’s great interest must be the idea, but it won´t take place if there are no means available for such. Thus, using a paintbrush is like resorting to the internet, or even a sensor attached to the body. Ivani’s fascination with new technologies lies exactly in that. Using image in dance or putting the body online are exercises that move towards new possibilities for art and, therefore, a new perception of the world. “The big issue is that we are reinventing and rediscovering news ways for the body to organize itself”.
In Ivani Santana’s conception, using the web as media is to take advantage of a potential, to seize a particular thought that, in her opinion, has a lot to offer to the art field. “I just feel sad about people who try to find in the internet a way to recreate a world like this one, like in the proscenium stage. And some artistic projects keep trying to make an effort for this environment to be exactly like the one over there. But it´ll never be”.

I see in dancers a new awareness of the body thanks to these new resources

Armando Menicacci could have been born in Brazil. That way he wouldn´t have to go through the embarrassment of wanting to wear many “hats”, as he says. During a long time, he lived in crisis. In Europe, where he was born and currently lives, people have difficulty understanding how someone would want to be a researcher, a professor and an artist at the same time. What´s the harm in that? Among Brazilians, it is something perfectly normal, it is even rare for someone to survive with only one of those jobs. But it´s different in the “Old World”. There is no such thing as practice and theory being two sides of the same coin. They are actually separated and institutionally so.

However, Menicacci never conformed to this kind of social organization. Nowadays he sees as life’s focus something that many consider a paradox. “Little by little I realized this is not ambiguity, it´s not a conflict, it´s a project. A project of doing another circulation among fields that are not acknowledged as being united. I mean, you are either one thing or another. But it´s the other person who doesn´t want to see your complexity, the other person wants to simplify you. You must have only one hat”, he says.

Nowadays, he already assumes his multiple identity and travels the world giving lectures, at the same time he carries on the activities of the Médiadanse laboratory, aimed at dance and technology research, creation and pedagogy. The space is linked to Paris 8 University, where he got his doctorate degree. Besides publishing books and articles on this harvest mediated by different knowledge fields, he also develops artistic projects at Digitalflesh, “a laboratory for plastic, musical, scenic and technological research about live performances”, which he helped create along with Christian Delecluse. He divides time between collaborations with artists such as Alain Buffard, Rachid Ouramdame, Vincent Dupont and Helder Vasconcelos, and work on his own creations, which he defines as “interactive installations”. Dans le noir and the improvised chroreographic creation Under-score are examples of these artistic conceptions. Both works already toured through different cities and countries, including Brazil.

With such vast experience, he thinks it´s inconceivable that anyone would still ask: “How is it possible to bring together dance and technology, body and machine?”. Menicacci always rebuffs: “How is this possible? Enough of this question. It conceals a line of thought that is afraid the body will be replaced by the machine. And this fear is very old. This replacement never happened”. According to him, this resistance, and even some ignorance specially among dance professionals, is still reinforced by some “ciberpessimistic” thinkers, like Jean Baudrillard and others who state that technology keeps us away from the body.

“The opposite happens. In my practice of movement analysis through computer resources, motion capture and real time interaction with video, I see in dancers a new awareness of the body brought by these new resources and not in spite of them; thanks to these new action environments of action and thought”, says Menicacci, who sees himself as a “cibercritic” – neither a blind “ciberenthusiast” nor an unconditional pessimist.

The professor-creator-researcher understands and respects the fact that dancers may not like the new technologies and he even admits that dance doesn´t even need them. But reactions lacking argument, defending the “purity” of the body without well-grounded debate, bother him. “Art and technique have always been connected. Technique always arrived to express something. And artists always used the latest resources, the newest technology of their time. Gas appeared in theaters and the light changed, because until the beginning of the 19th century the lighting in the room was the same as the one on the stage and you couldn´t move the light, because there were only candles. The very duration of the acts, in Moliere’s plays for instance, was influenced by the size of the candles, and he had to replace them… So, technique, art, style, the rhythm of the play and the writing were all connected”.

Conceiving computers not as a tool, but as technology that change the way we act in the world and how we perceive it, he says dancers can take years to take control of this universe, just like it happens with pointe shoe. It´s normal. And he says that “bad” shows are not a problem of technology but of the artist. “The important thing is to make poetry. With anything. Whatever the environment of your thinking may be”, he reinforces. “There are dances that organize themselves around a desire for an empty virtuosity, just for performance’s sake, for entertainment. And I think entertainment is the opposite of art. Entertainment leaves you identical, the same as before. Art changes you, it has to change in some way. It has to build something. An artwork is a project for another world possible. It´s not an object, a thing. It´s a vision”.